terça-feira, 25 de maio de 2010

A Serra da Arrábida

Deixamo-vos um vídeo elucidativo da serra da Arrábida, onde podem observar alguma da fauna e flora existentes no espaço...

Através deste vídeo pretendemos que se reflicta acerca do que será ou não uma realização (seja ela a preservação do parque ou a construção de imóveis para benefício do Homem) proveitosa naquele espaço!

Co-incineração no Parque Natural da Arrábida

Uma das problemáticas associada ao Parque Natural da Arrábida é a co-incineração que é praticada no local (Souselas e Outão). A co-incineração consiste em aproveitar os fornos das cimenteiras, tirando partido das altas temperaturas para queima dos resíduos perigosos, ao mesmo tempo que se produz o cimento.


No entanto, esta técnica, requer um pré-tratamento dos resíduos para que estes possam ser utilizados como combustíveis, até porque a colocação destes resíduos em aterro pode levantar problemas se se arrastar pelas águas fluviais.

Ora a questão é que muitas pessoas consideram que a cimenteira do Parque Nacional da Arrábida já deveria ter sido encerrada, pois tem associados vários riscos ambientais, e a componente psicossocial da Saúde também ter sido ignorado.

O que acham? Se por um lado a cimenteira da Arrábida é proveitosa pela produção de cimento e e pelo  elevado rendimento energético, será controlada de forma a respeitar o ambiente?




Co-incineração, disponível em http://www.slideboom.com/presentations/51333/Co-incinera%C3%A7%C3%A3o, consultado dia 24 de Maio de 2010.

Chambel, S. . Co-incineração da Arrábida?, disponível em http://www.ideiasambientais.com.pt/Co_incineracao_Arrabida.html, consultado dia 24 de Maio de 2010.

Imagem retirada de www.azeitao.net/arrabida/ameacas.htm, consultado em 24 de Maio de 2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Origem do Parque Natural da Arrábida

O Parque Natural da Arrábida foi criado a 28 de Julho de 1976.

O principal objectivo para esta criação foi a necessidade de conservar a flora ali existente, que constitui um património natural, tendo uma importância a nível internacional. Uma das plantas a ser conservada é Arabis Sadina, que ocorre em zonas de clareira de matas e matos basóficos.

Os primeiros estudos na zona datam os séculos XVI e XVII, por cientistas franceses: Charles de l' Écluse e Joseph Pitton. A partir dos séculos XVIII e XIX, deu-se um aumento notável no número de pesquisas neste parque.



Concordam com a construção do Parque Natural da Arrábida?


* ALERTA!ANIMAIS EM PERIGO!!! (31 de Março de 2009), consultado em 18 de Maio de 2010, através de http://alerta-animal.blogspot.com/2009/03/parque-natural-da-arrabida-e-arabis.html

* Parque Natural da Arrábida (s/d), consultado em 18 de Maio de 2010, através de http://www.azeitao.net/arrabida/pna/pnatural.html

Imagens retiradas de:

Parque Natural da Arrábida (s/d), consultado em 21 de Maio de 2010, através de http://www.azeitao.net/arrabida/pna/portfolio.html