No entanto, esta técnica, requer um pré-tratamento dos resíduos para que estes possam ser utilizados como combustíveis, até porque a colocação destes resíduos em aterro pode levantar problemas se se arrastar pelas águas fluviais.
Ora a questão é que muitas pessoas consideram que a cimenteira do Parque Nacional da Arrábida já deveria ter sido encerrada, pois tem associados vários riscos ambientais, e a componente psicossocial da Saúde também ter sido ignorado.
O que acham? Se por um lado a cimenteira da Arrábida é proveitosa pela produção de cimento e e pelo elevado rendimento energético, será controlada de forma a respeitar o ambiente?
Co-incineração, disponível em http://www.slideboom.com/presentations/51333/Co-incinera%C3%A7%C3%A3o, consultado dia 24 de Maio de 2010.
Chambel, S. . Co-incineração da Arrábida?, disponível em http://www.ideiasambientais.com.pt/Co_incineracao_Arrabida.html, consultado dia 24 de Maio de 2010.
Imagem retirada de www.azeitao.net/arrabida/ameacas.htm, consultado em 24 de Maio de 2010
A co-incineração é uma prática perigosa e que deveríamos ter diversas medidas de prevenção e precaução, para que os resíduos perigosos não sejam libertados para o meio ambiente.
ResponderEliminarAssim sendo, desde que as medidas de prevenção sejam tomadas seria importante continuar a utilizar esse recurso.
Continuação de um bom trabalho!
Boa tarde!
ResponderEliminarApós a leitura e apreciação dos vossos posts, consideramos que este é um problema que devia ser ultrapassado rapidamente, tendo em conta que o Parque Natural da Arrábida é uma zona protegida, e empreendimentos desta envergadura, acabam também por denegrir a paisagem natural, bem como polui-la.
Assim, consideramos que numa paisagem tão natural, pura e limpa não deve existir espaço para negócios que não só beneficiam a vontade do homem, mas que também prejudicam abruptamente o nosso ambiente.
Uma das soluções que poderia ser implementada, seria a alteração da localização deste empreendimento, para um local onde não provoque efeitos tão nefastos pois, a co-incineração é uma técnica que, apesar de perigosa, se torna importante para a eliminação de resíduos.
Ana Moreno, Daniela Santos, Joana Évora e Galrinho