quinta-feira, 17 de junho de 2010

Posição do grupo face à problemática

Relativamente à problemática do Parque Natural da Arrábida, e tendo em conta os diversos sectores, apresentamos de seguida a nossa conclusão acerca do tema.
A nível ambiental, consideramos que a construção do Parque Natural da Arrábida é uma aposta ganha no que toca à preservação da fauna e flora existentes no local. Como se pode observar através do vídeo colocado no blogue, o Parque é dotado de diversas espécies, algumas delas únicas, que por se encontrarem neste local, têm a vantagem de serem preservadas. No que toca ao nível turístico, este também se encontra em vantagem, pelo facto de a serra onde se localiza o Parque dispor de uma paisagem inigualável, onde os visitantes podem estar em contacto com a natureza, transmitindo sensações de tranquilidade, bem-estar e harmonia. Contudo, existem desvantagem associadas à construção de empreendimentos turísticos, pois por uma lado, visa promover o turismo, mas por outro altera a biodiversidade, destruindo habitats, bem como a paisagem local.
Apesar disto, a questão está em torno dos sectores social e económico quando referimos a problemática em torno dos pescadores. Verificamos que existem algumas desvantagens, pois ao ser limitada a área de pesca, estes apenas podem pescar em locais específicos como forma a proteger as espécies. Torna-se assim um ciclo vicioso, afectando por sua vez o sector económico. Visto que a área de pesca se tornou limitada, os pescadores pescam em menor quantidade e uma reduzida variedade em termos de espécies. Outro problema associado a esta limitação é o facto de, com a pesca excessiva nos locais autorizados, as espécies existentes nestas águas não terem tempo suficiente para atingir o tamanho de forma a serem comercializados nas lotas e nos mercados. Como tal, o preço do peixe tende a aumentar, diminuindo o poder de compra, recorrendo a população aos hipermercados, onde isto não se verifica.
Quanto ao sector político, consideramos que este se encontra dividido, pois se por um lado é de responsabilidade política o ordenamento do território, por outro é necessário que sejam atribuídos subsídios aos pescadores, com o intuito de estes não saírem tão prejudicados desta problemática.
Assim sendo, o grupo é parcialmente a favor do Parque Natural da Arrábida, pois consideramos que apesar de todas as desvantagens, pensamos que estas podem ser atenuadas, fazendo com que se conciliem a construção dos empreendimentos turísticos, com a situação dos pescadores, tornando a economia mais rentável na venda do peixe.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Olá colegas, de facto a vossa posição parcial é sensata na medida em que analisa os prós e contras para todos os sectores.
    Contudo considero que sempre que se perde biodiversidade é negativo! A construção do parque natural da arrábida é óptimo para a fauna e flora, mas de facto a construção turística irá alterar os ecossistemas! Sei que para os pescadores é complicado de gerir esta problemática, mas o local é único e é isso que deve prevalecer! Os subsídios aos pescadores pode ser uma solução!
    Quanto à pesca excessiva nos locais autorizados, por muito que não agrade, vão ter de ser tomadas algumas medidas de minimização do problema.

    Bom trabalho !
    Mónica

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, desde já, acrescentamos que o nosso grupo não tem uma opinião completamente formada e fundamentada acerca deste tema controverso.
    No entanto, depois desta vossa conclusão, pensamos, tal como voces, que os aspectos negativos que hoje em dia se apresentam como um verdadeiro obstáculo a este problema, podem vir a ser minmizados se forem tomadas as respectivas medidas para o seu efeito.

    Dizem que "(...)ao ser limitada a área de pesca, estes apenas podem pescar em locais específicos como forma a proteger as espécies. Torna-se assim um ciclo vicioso, afectando por sua vez o sector económico. Visto que a área de pesca se tornou limitada, os pescadores pescam em menor quantidade e uma reduzida variedade em termos de espécies(...)"
    este é sem dúvida um dos problemas que precisará de uma solução mais rápida e eficaz,pois é a vida e o sustento de muitas famílias que é posto em causa.

    Em suma, pensamos que talvez seja benéfico o Parque Natural da Arrábida, muito pelo facto de preservar a fauna e a flora, um importante aspecto a ter em conta nos dias que correm!

    ResponderEliminar